Insight minuto

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São muitas as técnicas disponíveis para ações de Growth Hacking, muitas delas, bastante conhecidas. A diferença aqui é a maneira como são aplicadas, lembrando que a criatividade, a correta aplicação de conceitos analíticos e a definição das métricas farão a diferença no resultado obtido.

Por Vivian Baravelli em 28 de junho, 2016

GHacking

Se você está se perguntando o que isso significa, achando que pode não fazer sequer ideia: calma!

É bem provável que você conheça 90% dos conceitos e metodologias, e não tenha (possivelmente) o conhecimento exato do termo e da forma correta de aplicá-lo.

 

O Growth Hacking são técnicas de Marketing desenvolvidas (originalmente) por empresas de tecnologia no Vale do Silício (e só por esta informação conseguimos perceber a relação direta entre elas, e o uso de tecnologia), que unem conceitos como criatividade, análise e métricas, que podem servir para aumento de suas vendas e/ou exposição. E hoje são aplicadas por profissionais ou empresas capacitados, acompanhados por recursos e metodologias que utilizam desde conhecimento em Marketing, Tecnologia e Gestão. Não é por acaso que o Growth Hacking já é tido como uma das principais tendências estratégicas de marketing.

Com foco no crescimento acelerado de empresas por meio de utilização de táticas específicas de marketing e gestão de negócios, se bem aplicado, ele traz resultados comprovados e em médio e longo prazo para empresas de diferentes segmentos.

 

O profissional que atua nesta área e sabe aplicar estas técnicas é chamado de Growth Hacker. Ele é, essencialmente, um recurso voltado e totalmente direcionado à busca por resultados e ao crescimento do negócio.

Muitas vezes este profissional utiliza a sua criatividade para unir soluções de baixo custo, mas que trarão resultados à empresa. Produzir ou criar a ideia, testá-la, e então aplicá-las da maneira correta são as funções e a metodologia adotada por este profissional.

 

Vale explicar que as técnicas de Growth Hacking não são exclusivas para as empresas de tecnologia. Ao contrário: elas são recomendadas à qualquer empresa que estiver em busca de resultados, e souber aplicar diferentes técnicas para alcançá-las. Essas ações são fortemente recomendadas quando o foco é o B2B (Business to Business).

 

São muitas as técnicas disponíveis para ações de Growth Hacking, muitas delas, bastante conhecidas. A diferença aqui é a maneira como são aplicadas, lembrando que a criatividade, a correta aplicação de conceitos analíticos e a definição das métricas farão a diferença no resultado obtido.

 

Nós conciliamos ações e técnicas como SEO, Parcerias, Inbound Marketing, Ações de Relacionamento, Análise de relatórios, Google Analitycs e Ações Patrocinadas em Ad Words, Facebook e demais redes para trazer resultados às ações dos nossos clientes, aumentando a conversão no site e em diferentes canais.

 

Não há definição ou restrição em relação ao tipo de empresa que melhor se identifica ou se beneficia com as técnicas do Growth Hacking. Qualquer empresa, empreendedor ou start up que desejar obter resultados e crescer o seu negócio, está apta a buscar estas soluções, seja junto à um prestado de serviços ou, para aquelas que possuem estruturas completas em departamentos chaves, como área de Marketing, Tecnologia e Comercial, e não tiverem restrições para uma nova contratação, podem contar com este profissional de forma dedicada. Tudo vai do orçamento disponível, do quanto se pode investir e do conhecimento interno (ou capacitação) para que sejam corretamente aplicados.

 

Um exemplo básico é a busca de produtos e serviços no Google. 90% das pessoas que buscam algo hoje (e que tenham acesso à internet), fazem isso utilizando o Google.

Porém, se as ações de captação não forem devidamente traçadas, a empresa pagará caro pela compra de palavras, e terá um baixo índice de conversão.

Associar ações de diferentes naturezas contribui muito para o aumento dos resultados, otimizando o investimento realizado. O Inbound Marketing (se bem aplicado) é um excelente aliado neste processo.

 

Esperamos ter esclarecido um pouco sobre este conceito, e poder contribuir para o crescimento do seu negócio.  Acompanhe outras dicas importantes que vão sendo disponibilizadas ao longo das semanas e, se precisar ou desejar, entre em contato com um de nossos especialistas. Teremos prazer em atendê-lo.

 

Boa sorte, sucesso e bons negócios!

Vivian Baravelli