Insight minuto

Reservamos este espaço para compartilhar conhecimento com você.

O Remarketing não é uma ferramenta nova, ao contrário, o conceito já existe há alguns anos, mas como tudo na vida, levou um tempo até se tornar mais conhecido pelos usuários e principalmente pelas empresas que passaram a usufruir de mais este recurso do Marketing Digital.

Por Vivian Baravelli em 1 de julho, 2019

Esta semana fizemos um post sobre Remarketing, o qual rendeu alguns comentários e contatos de pessoas querendo saber mais sobre o tema. Por este motivo fizemos este artigo, contando um pouco mais sobre esta estratégia e ferramenta, e com o objetivo de estabelecer mais este canal de contato com quem nos acompanha e gosta do nosso conteúdo.

 

O Remarketing não é uma ferramenta nova, ao contrário, o conceito já existe há alguns anos, mas como tudo na vida, levou um tempo até se tornar mais conhecido pelos usuários e principalmente pelas empresas que passaram a usufruir de mais este recurso do Marketing Digital.

 

Ah, vamos esclarecer: Remarketing na verdade é o nome dado a ferramenta do Google, à estratégia damos o nome de Retargeting. Mas isso é mero conceito, pois acabam significando praticamente a mesma coisa. Target = alvo. Ou seja, uma campanha de redirecionamento de produtos e serviços já pesquisados por usuários, o que torna a ação extremamente eficiente, uma vez que seu princípio é justamente levar (novamente, e de forma totalmente segmentada) uma oferta que pode ainda ser alvo de desejo ou necessidade do consumidor.

display-retargeting-bullseye-ss-1920-800x450

 Explicando melhor: muito provavelmente você já foi “perseguido” por anúncios de algum produto ou serviço que já tenha procurado ou pesquisado na internet. Há poucos dias eu estava procurando por cadeiras novas para minha casa e, adivinhem, até pouco tempo atrás ainda visualizava banners de campanhas patrocinadas de retargeting, com propostas das tais cadeiras.

 

O Retargeting se aplica não apenas à produtos, mas também a um destino que buscou para uma viagem, ou um serviço que estava avaliando.

De repente, enquanto faz uso do canal para qualquer que seja a finalidade, o tema volta a te rodear, como se estivesse saltando aos olhos, como algo que você tanto quis (e pode ainda ter algum interesse em adquirir). Agora imagine como seria incrível poder fazer o mesmo com os seus clientes e parceiros, mostrando seus produtos, serviços, ou simplesmente evidenciando os benefícios do seu negócio?

 

Bom, já não é de hoje que notamos o quanto o Marketing tem mudado, evoluído, e nos apresentado novas soluções para quem busca resultados efetivos para a sua estratégia e plano de Marketing.

Ainda mais se considerarmos como o pilar de um estruturado plano, o Marketing Digital, que permite cada vez mais que exista a associação de campanhas à ferramentas capazes de mensurar os resultados.
E aqui o Remarketing é um perfeito aliado.

 

Além do Remarketing, ferramenta do Google para o Retargeting, existem outras plataformas como AdRol, Re Targeter e FetchBack que auxiliam no desenvolvimento destas campanhas.

Bom, se formos pensar no objetivo desta ação ou em como e quando adotá-la em nosso Plano, a resposta é fácil: quando a busca for por conversão. Seja ela uma conversão para cliques em algum de seus canais, ou também a conversão efetiva ou venda dos seus produtos e serviços.

 

De acordo com dados do Google Adwords, nos casos de e-commerce, 97% dos visitantes de um site não convertem na primeira visita. Se considerarmos este cenário, no qual nem todos realizam a compra na primeira vez, a lógica desta ação é facilmente compreendida. Imaginem que a sua oferta volta a aparecer para o cliente (em potencial) em diferentes momentos, quanto ele efetivamente pode estar inclinado ou decidido a comprar.

 

Há quem defenda a tese de que, entre o primeiro contato do usuário com a empresa até a efetivação da compra, há diferentes estágios do processo.

1.. Consciência – Quando a pessoa começa a procurar sobre o assunto, sem necessariamente ter a intenção de comprar;

2. Consideração – Quando a pessoa já tem algum conhecimento e está cogitando a efetuação da compra (aqui pode entrar a comparação de preços, busca por recomendações etc);

3. Compra – Nem precisa falar muito – quando a pessoa faz a compra em si;

4. Fidelização – Momento pós-compra, quando a intenção é focar em uma nova conversão.

 

A captação de novos clientes não é o único benefício do Remarketing. Em um processo de engajamento ou de Inbound Marketing, a utilização deste recurso e ferramenta facilitará e contribuirá efetivamente para um melhor resultado. Podemos listar ainda dentre as vantagens:

 

– o aumento das conversões: o acesso a um determinado canal, página, site, blog, ou rede social, o preenchimento de um formulário, o download de algum documento que deseje compartilhar com um cliente (ou futuro cliente), mailing. 
– engajamento, segmentação e personalização de campanhas e ofertas

– melhor relacionamento com o cliente (uma vez que esta segmentação te permite mostrar ao cliente que você sabe o que ele está procurando ou precisando
– e, naturalmente, o fortalecimento da sua marca

 

Bom, acredito que não restem dúvidas em relação ao que o Retargeting possa fazer e a importância que a aplicação desta estratégia tem para o negócio.

Com um plano de remarketing bem estruturado será possível alcançar usuários em diferentes etapas desse funil e levá-los para a etapa seguinte.

Caso deseje saber mais sobre o tema, envie-nos um e-mail, teremos prazer em explicar de que forma podermos apoiá-lo neste jornada.

 

Abs! Vivian Baravelli