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Aprendi em minha primeira universidade (de Jornalismo) que a melhor resposta a ser destinada a qualquer que fosse a pergunta é: depende!   Você sabe o que são os influenciadores digitais? Bom, influenciadores são pessoas cada vez mais procuradas por empresas que buscam divulgar alguma marca dentro de uma mídia, universo ou situação. Em se […]

Por Vivian Baravelli em 15 de julho, 2019

Aprendi em minha primeira universidade (de Jornalismo) que a melhor resposta a ser destinada a qualquer que fosse a pergunta é: depende!

 

Você sabe o que são os influenciadores digitais? Bom, influenciadores são pessoas cada vez mais procuradas por empresas que buscam divulgar alguma marca dentro de uma mídia, universo ou situação. Em se tratando das redes sociais ou mesmo da internet, são denominados Influenciadores Digitais.

 

Agora se a sua dúvida é como podemos (e devemos) usar esta influência a nosso favor, temos importantes dicas a compartilhar.

Os influenciadores digitais utilizam a sua reputação (seja em sites, blogs, canais do Youtube, redes sociais),  para alavancar produtos, serviços, marcas e/ou uma ideia ou projeto.

Mas o importante aqui é estar atento e saber  identificar quem são e quais são os tipos de influenciadores adequados à representar a sua marca.

 

Atualmente existem diferentes tipos de influenciadores: as celebridades, as autoridades, os chamados “conectores”, os analistas, os ativistas, os experts, os “insiders”, os disruptivos, os jornalistas. E o que eles tem em comum?  Apenas o fato de serem, de modos diferentes uns dos outros, influenciadores.

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E é aqui que a sua estratégia e o seu plano devem ser levados em consideração e colocados em prática.

Associar a sua marca à um influenciador com uma proposta desconecta da sua realidade, não faz o menor sentido e ainda pode ser totalmente desfavorável à imagem da sua empresa ou do seu negócio.

 

Mas a boa notícia é que existem ferramentas que podem contribuir diretamente para este processo, apoiando o “cruzamento” de informações para se chegar a influenciadores “em potencial” para a sua marca e campanha. Encontrar grandes influenciadores nacionais, como por exemplo, youtubers, blogeiros e formadores de opinião é fácil, mas o imprescindível é saber reconhecer a afinidade entre a imagem que eles expressam e o que você deseja evidenciar e associar à sua marca.

 

Dentre os aplicativos de métricas de influência social, destacamos alguns como o Traackr, Klout, Twitalyzer, Kred. Todos necessitam de um suporte de uma empresa ou profissional capacitado para a correta utilização e interpretação, pois será através do cruzamento de informações como número de seguidores, quantidade de comentários e quantidade de posts em redes sociais, que estes aplicativos entregarão quais são as pessoas mais influentes em determinada rede ou assunto na web, apoiando assim a estratégia da sua campanha ou projeto.

 

Vale lembrar que, por serem influenciadores, a estratégia principal é adicionar ainda mais valor à sua marca, fazendo uso da reputação digital que possuem. Por isso a escolha e a decisão desta associação entre a marca e o influenciador, passa a ser tão relevante para o sucesso da ação. Uma maneira de conduzir o processo para que haja uma correta gestão na forma em que a mensagem será transmitida ao público em questão, é definir previamente um roteiro a ser seguido por estes profissionais, antes da produção de qualquer tipo de conteúdo.

 

Bom, caso você tenha alguma dúvida em relação tema, ou deseje ter informações específicas sobre parte do processo que não tenha sido descrito neste artigo, escrevam para [email protected] trazendo a sua sugestão de pauta ou questionamento. Teremos um enorme prazer em respondê-lo, assim como poderá servir como instrumento para um novo contexto a ser compartilhado.